Loulé, 16 km a noroeste de Faro ao longo de uma boa estrada, é uma cidade vibrante e típica, situada em sopés cobertos de amendoeiras. É uma cidade antiga, apesar de só encontrarem vestígios das muralhas do castelo mouro. Estas muralhas encontram-se na área central, que é mais conhecida entre os visitantes pelo seu artesanato, pelo seu encanto e pela sua predisposição para o divertimento.
À medida que for passeando nas estreitas ruas encontrará pequenas lojas pouco iluminadas. Espreite através da escuridão e encontrará artesãos a moldar betão, a cozer cabedal ou a vender peças em latão ou bordados.
Visite Loulé por altura do Carnaval, geralmente em Fevereiro, e não encontrará pessimismo. Gente de todo o Algarve desloca-se a Loulé para dois dias de desfiles, espíritos elevados e, por vezes, brincadeiras não muito simpáticas envolvendo fogo de artifício ou tintas. Se tencionar ver os desfiles, use roupas mais simples. Hoje em dia, este Carnaval funciona como uma sátira à sociedade, ao sistema político e aos eventos mais importantes do ano.
Todos os anos, em Agosto, realiza-se a festa do artesanato e todas as manhãs de Sábado Loulé emana uma atmosfera de festa, trazida pelo mercado municipal.