Algarve - Assuntos de Dinheiro

O euro é a moeda única da União Económica e Monetária e foi adoptada por 11 Estados-membros da União Europeia em 1 de Janeiro de 1999: Portugal, Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria e Finlândia. Em 2001, também a Grécia adoptou o euro.

O símbolo da moeda única é um "E" atravessado por duas linhas paralelas. Inspira-se na representação da letra grega épsilon, evocando o berço da civilização europeia e a primeira letra da palavra Europa. As duas linhas paralelas representam a estabilidade interna do euro.

O período de circulação das notas e moedas de euros iniciou-se a 1 de Janeiro de 2002 sob 7 denominações de notas e 8 denominações de moedas: notas de 500, 200, 100, 50, 20, 10 e 5 euros e moedas de 2 e 1 euros, 50, 20, 10, 5, 2 e 1 cêntimos.
Apesar das moedas de euros terem uma face comum europeia e uma face específica nacional, elas são válidas em todos os países que aderiram à moeda única, o que também se aplica às notas.

Tanto as notas como as moedas foram ainda concebidas a pensar nas pessoas com deficiências visuais. Assim, as notas de euros - além de terem dimensões diferentes - integram elementos que permitem a identificação das várias denominações através do tacto.
As diferentes configurações do rebordo das moedas de euros, juntamente com o seu tamanho, têm como objectivo permitir aos invisuais e aos parcialmente invisuais a distinção entre as diferentes denominações.