A Geografia do Algarve

Situado no extremo Oeste da Península Ibérica, no Sul de Portugal, o Algarve é facilmente distinto do resto do país, não apenas devido à sua localização periférica, mas também pelas suas características morfológicas e geológicas.

A região do Algarve cobre 6% da área total de Portugal e tem cerca de 5,000 km2 de largura. No lado Norte está limitado pelo Alentejo, a Este o rio Guadiana separa-o de Espanha e a Oeste e Sul é banhado pelo Atlântico.
Devido à sua incrível diversidade, condicionada pela geologia, o Algarve pode ser dividido em três regiões principais: Serra, Barrocal e Litoral.

No Litoral encontra praias que atraem turistas de todo o mundo. Na Costa Vicentina (que começa um pouco antes de Sagres e se estende para Norte) pode sentir a presença da natureza nas falésias entrecortadas por pequenas praias. A costa Sul é atractiva e convida aos prazeres do sol e do mar. Oferece pequenas enseadas abraçadas por rochedos coloridos e vastas praias emolduradas por pinheiros.

No interior situa-se o Barrocal, que é o pomar do Algarve com as suas muitas tonalidades de verdes, amendoeiras, figueiras, laranjeiras e um arco-íris feito de flores. Este é o sítio ideal para encontrar casas caiadas com chaminés rendilhadas e vistas que se estendem até ao oceano.

O Litoral é uma faixa estreita perto da costa e é também o local ideal para encontrar os melhores terrenos agrícolas, a maioria da actividade económica da região e os grandes centros urbanos.



Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.