Algarve - Costumes e Tradições

Tal como na maioria das coisas, o Algarve também é rico em tradições. Esta região tem muitos cartões de visita, tais como o folclore, as chaminés trabalhadas e, claro está, as magníficas praias.

Também importantes nos costumes desta região são o fabrico dos cestos de vimes e da magnífica cerâmica, os deliciosos Dom Rodrigos (doces de amêndoa), a arte da pesca (maioritariamente concentrada em Olhão), as festas dos Santos Populares, os grupos de Charolas (grupos de música popular) e a fantástica gastronomia!

No primeiro dia de cada ano as pessoas cantam as Janeiras, uma mistura de músicas populares com temas religiosos.
Únicos são também os jogos tradicionais e os Maios. Esta celebração, tal como o nome indica, acontece no mês de Maio, mais precisamente no dia 1. Por esta altura, terá oportunidade de dançar nos bailes dos Maios e ver bonecos feitos de trapos, em tamanho real, que representam uma sátira de personalidades da região e das suas profissões ou hábitos.

Há cerca de cinquenta anos atrás não havia baile no Algarve onde não se dançasse o corridinho, o famoso tango, a valsa, o fox trot e até os slows.

No Verão, uma ida à praia era muito diferente do que se vê nos dias de hoje. Não havia muita gente a ir à praia e os que íam, optavam por ir cedinho para dar apenas um mergulho e apanhar amêijoas.
Também existia algo a que se chamava o "29º Banho". Por qualquer razão desconhecida, a cada 29 de Agosto, homens e mulheres dirigiam-se à praia e passavam lá o dia. Quando chegava a noite, partiam em direcção ao mar para dar um mergulho. Os homem usavam calças compridas e as mulheres camisas de noite. Quando o banho acabava, jantavam, cantavam e voltavam para casa. Era vulgar ver os rapazes da cidade esconderem-se atrás das dunas na esperança de verem uma rapariga sair da água com a camisa de noite molhada colada ao corpo.

  • costums_tradtions_01.jpg
  • costums_tradtions_02.jpg
  • costums_tradtions_03.jpg
  • costums_tradtions_04.jpg


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.